terça-feira, 19 de maio de 2009

Tese de Terceiro Mandato

Ministros do Supremo rejeitam tese do terceiro mandato para LuLA.

Hoje na Folha A tese do terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontra resistência entre os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), informa a coluna de Mônica Bergamo, publicada nesta terça-feira pela Folha.

De acordo com a coluna, a proposta de dar um novo mandato a Lula é tratada no Supremo como uma ideia que levará "bomba" no tribunal mesmo que seja aprovada em plebiscito.

A coluna informa que o presidente do STF, Gilmar Mendes, mantém a posição de que a proposta tem "forte sentido casuísta".

Outro ministro, Carlos Ayres Britto, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), afirma que "quanto mais se prorrogam mandatos no Brasil, mais nos distanciamos da República e mais nos aproximamos de uma monarquia".

A coluna diz ainda que os ministros Marco Aurélio Mello e Joaquim Barbosa também são contra a proposta. Para Marco Aurélio, um dos preços da vida em democracia é que "regras têm que ser respeitadas" como a "cláusula republicana e democrática da alternância no poder".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

não se esqueça que pessoas estarão lendo o que voce escreveu.