segunda-feira, 25 de maio de 2009

Eleição Anunciada No Sri Lanka

Após guerra, Sri Lanka anuncia eleições no norte do país


COLOMBO - O Sri Lanka anunciou hoje que realizará eleições em duas importantes cidades no norte do país, Jaffna e Vavuniya. A decisão foi noticiada pelo ministro do governo local Janaka Bandara Tennakoon uma semana depois das forças do governo derrotarem o Exército de Libertação dos Tigres do Tamil Eelam (LTTE), que controlou na prática um território na região durante anos. De acordo com o governo, as eleições na área serão realizadas o mais rápido possível.

As duas cidades ficam muito próximas da área antes controlada pelos rebeldes, no norte do Sri Lanka. Jaffna é considerada o centro cultural da minoria tâmil. Tennakoon disse que as eleições serão a primeira na área desde 1998. Segundo ele, será "o primeiro passo rumo à garantia dos direitos democráticos das pessoas no norte". A comissão eleitoral em breve anunciará a data da votação.

Na semana passada, o governo informou a morte do líder rebelde Velupillai Prabhakaran e o fim da luta do LTTE. O próprio grupo reconheceu a derrota. O LTTE lutou por 26 anos por um território independente para os tâmeis, marginalizados pela maioria cingalesa do país.

O presidente Mahinda Rajapaksa afirma que agora pretende negociar um compromisso político com os tâmeis. Com as recentes vitórias, Rajapaksa viu sua coalizão ganhar popularidade. A Aliança Unida pela Liberdade do Povo obteve uma vitória folgada nas últimas eleições provinciais

(O ESTADÃO)

Parece que vai se virar uma triste pagina do horror que um povo foi submetido por longos
anos. Triste episódio, e agora é preciso se construir dos escombros; muitas vidas foram ceifadas
e a humanidade precisa se conciêntizar que quem perde com a guerra é apenas o povo, com perca de vidas inocentes, crianças indefesas. Nada justifica a busca pelas armas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

não se esqueça que pessoas estarão lendo o que voce escreveu.